terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Caninos e acampamentos


Carnaval chegando, últimos preparativos para o feriado. Tem gente que prefere ir para folia, seja atrás de bloquinhos, bailes ou até mesmo em desfiles de escola de samba. Outros preferem algo mais sossegado para descansar. Essa que vos fala está com as malas prontas para: ACAMPAR. Nos últimos anos passei carnaval no Rio, no agito e muvucada. Daí esse ano resolvi fazer algo diferente. Acontece que eu ADORO esse contato com a natureza. E o mais legal é que vou levar meu canino comigo. J Não será a primeira viagem desse estilo do Pingo, mas a última tem muuuitos anos. Então, andei procurando algumas dicas e trouxe pra compartilhar com vocês. Vai que alguém aí anima também, né?! 
  • Verifique se é permitido a entrada de cães no camping. Essa deve ser a primeira providência a ser tomada.
  • Recolha as fezes do canino. Esperamos que todos os leitores do blog tenham bom senso e façam isso frequentemente, né?
  • Mantenha o cachorro na coleira. Nem todo mundo gosta de cães e devemos respeitar o espaço alheio. Vai que ele resolve invadir alguma barraca?
  • Garanta uma infra estrutura para seu cão. Onde ele irá dormir? (O meu, na barraca comigo. risos), deve haver sempre à disposição água, sem esquecer da comida.
  • Certifique-se que a vacinação, vermifugação e anti pulgas está em dia.
  • Verifique a previsão do tempo. Será necessário levar uma manta para o cão?
  • Garanta uma sombra para ele.
  • Inclua atividades que ele possa participar.
  • Tenha atenção para que seu cão não se perca. Fique de olho!
  • Tenha sempre um kit primeiros socorros por perto.
Seguindo essas dicas será mais fácil um passeio agradável para todos. Já estamos de malas prontas. Quando voltar, posto fotos da aventura pra vocês! Lambeijos do Pingo. ;)

Obs: Fiquei doida com essa barraca para cães. Foi pra wishlist!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Dessensibilização

Acho que já falei sobre esse assunto aqui, mas hoje vou aprofundar um pouquinho mais. O que é a dessensibilização? Já ouviram falar? Trata-se de alteração da resposta emocional a determinado estímulo. Quem aí já viu um cachorro com medo de trovão, ou de campainha, ou até de tomar banho? Pois então, para que possamos modificar o comportamento dele diante desses e tantos outros estímulos usamos a dessensibilização. E como faremos isso? Vamos Inserir um agrado a uma situação desagradável, tornando-a confortável. Ele tem medo do secador de cabelo? Dê petiscos, afagos, os brinquedos preferidos enquanto o secador estiver ligado. Ao desligar, retire tudo. Faça isso MUITAS vezes. Ele começará a associar o secador à coisas boas, e quando ligar o secador depois de um tempo, ele já irá buscar pela recompensa. Esse treino não funciona se o animal estiver em PÂNICO. Por isso é importante que o processo seja feito de forma gradual. Pode começar com o secador em outro cômodo de porta fechada, por exemplo, e com o tempo (depois de alguns treinos) ir chegando cada vez mais perto - abrir a porta, ir para o mesmo cômodo. O tempo do secador ligado também deve ser gradual - 10 segundos, 30 segundos, 1 minuto. Lembrando sempre de respeitar os limites do cão. Caso você encontre dificuldades no processo, deve contar com um profissional para auxiliar.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Sobre a Cãoterapia


Vocês já ouviram falar em Cãoterapia? Não? Trata-se de um projeto já realizado em alguns hospitais em que acontece uma terapia assistida por animais. O objetivo é a melhoria da qualidade de vida. Geralmente ocorrem uma vez por semana e vão além de brincadeiras, afagos e carinhos. Essa visita especial promove a estimulação da segurança, confiança, melhora da socialização, diminuição da ansiedade, alegria, entre outros. Os benefícios nas terapias para crianças são de total importância para o estado, físico, mental, social e emocional. Vamos conferir?

Benefícios Físicos
• Os exercícios e estímulos são variados, aumentando a mobilidade;
• A terapia ajuda a regular a pressão arterial, com reações químicas positivas (segundo estudos divulgados por programas americanos, ingleses e canadenses);
• Bem-estar geral;
• Redução do estado de dor;
• Dá um novo ânimo para as funções da fala e físicas.

Benefícios Mentais
• Estimula a memória do paciente levando em conta as diversas observações relativas à vida da criança e dos animais com os quais mantém contato. Exercícios de cognição através de material usual do animal, da alimentação e de higiene.

Benefícios Sociais
• Oportunidade de comunicação e sentido de convivência;
• Recreação, diversão e alívio do tédio do cotidiano. Redução da sensação de isolamento;
• Possibilidade de troca de informações e de ser ouvido;
• Sentimento de segurança, socialização e motivação.

Benefícios Emocionais
• Amor incondicional e atenção, espontaneidade das emoções, redução da solidão, diminuição da ansiedade, relaxamento, alegria, reconhecimento de valor, troca de afeto;
• Vínculo e aumento de confiança com o ser humano, com o foco nos participantes da terapia;
• Reações positivas a estímulos (alimentação, necessidades básicas e higiene);
• Os benefícios continuam mesmo depois das visitas, através das lembranças e experiências positivas.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Chove chuva


Ô chuvinha boa! Calor deu uma folguinha. Preguição reinando nesse sábado. Bom descanso, povo!


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Raça do dia: Cuvac Eslovaco


Um cão originário das montanhas eslovacas. Possui um aspecto imponente e originalmente era utilizado para pastoreio e cão de guarda. É um cão equilibrado, afetuoso com o dono, fiel. A altura dos exemplares adultos da raça Cuvac Eslovaco varia entre 60 e 70 cm. nos machos. Para as fêmeas o tamanho pode ficar entre os 55 e 65 cm. Os exemplares machos da raça Cuvac Eslovaco não devem pesar mais de 45 kg e as fêmeas devem apresentar peso em torno dos 40 kg.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Meu cão sabe quando fez algo errado?


Eu já tive por diversas vezes o pensamento de que meu canino sabia exatamente o que havia feito errado pela cara de culpado que ele fazia. Acontece que a realidade não é bem essa. Os caninos não sentem culpa, muito menos sabem o que fizeram de errado, por mais que pareça. Aí você fala: mas por que ele faz aquela “expressão de culpa”? O que ocorre é que eles não são burros. Ao verem sua postura mais brava, o seu tom de voz, eles entendem que vem bronca por aí. Por isso que eles fazem aquela expressão, que nós como humanos com tendência a tentar humanizar os animais, entendemos como “culpada”. Não devemos cair nessa armadilha. A forma correta e eficaz de dar a bronca no seu cão é no exato momento do comportamento errado. Só então ele entenderá o porquê está levando a bronca, caso contrário, ele não fará ideia do motivo desta. Lembrando que mais importante que corrigir o comportamento errado, é incentivar o correto, recompensando-o e mostrando a ele o que você espera dele, caso contrário, ele não saberá como se comportar. Não tenha dó no momento de dar limites para o peludo. Educar é uma maneira de amar. Ensinar a ele como deve se comportar, tornará a relação de vocês muito mais agradável.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Luxo Canino

Cama de luxo para pet

Quem não gosta de uma mordomia de vez em quando?? Que os caninos estão ingressando cada vez mais no grupo com tratamento VIP não é mais novidade. Para quem pode bancar os mimos já pode escolher entre uma massagem relaxante ou um passeio de limusine para seu cão. Alguns pequenos luxos (ir ao day care pode ser considerado um?) eu acredito que realmente tem efeito benéficos para os cães, enquanto outros acho que entra na categoria do desnecessário. Maaaas há quem gosta de esbanjar. E as opções são as mais variadas. Vamos conferir?
Roupas de Grife para cães

Comedouro com cristais

Massagem para cachorro. Essa tenho certeza que o Pingo ia amar!

Hotel de luxo para cães em Hollywood, na Califórnia, oferece suíte decorada, cama 'king size', sala ampla com direito a TV tela plana de 42 polegadas e outros mimos
Ofurô para cães com uma linha completa de tratamento estético