sábado, 13 de julho de 2013

Alimentação canina


Eu acho que todo mundo sabe que os caninos não podem comer qualquer coisa.  Mas você sabe quais os alimentos que eles podem ou não ingerir? O ideal é que ele se alimente apenas de ração, pois ela já contém todos os nutrientes necessários para o cão. Acontece que algumas pessoas preferem preparar uma comida em casa a dar a ração para o pet. Outros acabam, vez ou outra, inserindo alguns recursos a mais pros enjoadinhos pra comer. Tem a galera também que acaba não resistindo ao apelo do peludo por um “agrado”. Se você, de vez em quando, deixa o canino dar uma escapada da dieta alimentar, não pode deixar de conferir os alimentos que são proibidos para eles, por fazerem mal. Vamos a lista:
•Chocolate. O cacau e seus derivados possuem substâncias prejudiciais aos caninos que pode levar a vômitos se ingeridas em quantidade.
•Alho. Destrói as células vermelhas do sangue dos cães, podendo levar à falência renal.
•Café. A cafeína acelera o coração podendo causar taquicardia e ataque cardíaco no cão.
•Uvas e passas. Podem causar falência renal nos cachorros.
•Noz-macadâmia. Produz tremores e paralisia temporária nas patas traseiras.
•Cebola. A cebola causa danos cumulativos à hemoglobina.
•Bebidas alcoólicas. Causam redução na função cerebral. Pequenas quantidades podem levar ao coma.

Não nego que fico com peninha quando o Pingo vem me pedir alguma coisa que eu estou comendo, mas aí penso que aquilo vai fazer mal pra ele. É como com criança: educar, ensinar o que é certo dá trabalho. É muito mais fácil fazer o que o canino (ou a criança) quer. Se somos nós que compramos e servimos a comida, temos o controle do que ele vai comer. O cachorro é um serzinho com gostos, como nós. Normal ter suas preferências, e eu respeito isso; mas tem limite, né?? Outro dia vi um caso de um cachorro, que a tutora (como está na moda chamar) só dava o que o cão queria comer, e não o que ele precisava e devia realmente comer. Acho essas pessoas umas acomodadas e sem pulso, sabe? Não dá pra dar uma comida que sabemos que vai fazer mal pra ele. Mas eu acrescento alguns alimentos que sei que irão fazer bem para o meu cachorro e que ele gosta, sem deixar de dar a ração. E você? Como faz com o seu? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário