terça-feira, 31 de dezembro de 2013
Por uma passagem de ano mais calma
Hoje é um dia tenso para os proprietários de cães. Isso porque os fogos assustam (aterrorizam até) muitos dos nossos amigos. Por isso algumas providências devem ser tomadas para que a noite de hoje seja o mais tranquila possível para os caninos. Segue algumas dicas sobre como podemos ajudá-los.
"Feche portas e janelas para evitar fugas e quedas acidentais.
Hoje dê alimentos leves, pois distúrbios digestivos provocados pelo pânico colocam seu amigão em risco.
Não deixe muitos cães juntos, pois irritados pelo barulho, podem brigar e se ferirem gravemente. Tente deixá-los em quartos separados na hora dos fogos.
Um pouco antes da meia noite, leve o seu animal para perto da tv ou aparelho de som, vá aumentando aos poucos o volume, de tal forma que ele se distraia e se acostume com o som alto, assim não ficará tão assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos.
Jamais deixe o animal acorrentado, pois ele pode perder o ar ao tentar correr e fugir. O ideal é deixá-lo em um recinto fechado, sem as correntes e guia.
Alguns veterinários recomendam o uso de tampões de algodões no ouvido que podem ser colocados minutos antes e retirados logo após os fogos. Esse procedimento ajudará muito aliviar o desespero que sentem na hora dos fogos.
Acomode-o dentro de casa, em um lugar onde ele possa ficar em segurança, se possível com o som ligado com música em alto volume.Deixe os animais longe das piscinas. Ao pular podem não conseguir nadar e respirar corretamente devido ao medo dos fogos.
Se puder fazer o mesmo com animais comunitários, ou os que estão na rua, próximos de vc, isso poderá salvar a vida dele, evitando atropelamentos."
Siga essas dicas e feliz ano novo!!
segunda-feira, 30 de dezembro de 2013
O cachorrinho especial
Um menino pergunta o preço dos filhotes à venda.
"Entre 30 e 50 dólares", respondeu o dono da loja.
O menino puxou uns trocados do bolso e disse: "Eu só tenho 2,37 dólares, mas eu posso ver os filhotes?"
O dono da loja sorriu e chamou Lady, que veio correndo, seguida de cinco bolinhas de pêlo. Um dos cachorrinhos vinha mais atrás, mancando de forma visível. Imediatamente o menino apontou aquele cachorrinho e perguntou: "O que é que há com ele?"
O dono da loja explicou que o veterinário tinha examinado e descoberto que ele tinha um problema na junta do quadril, sempre mancaria e andaria devagar.
O menino se animou e disse: "Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!"
O dono da loja respondeu: "Não, você não vai querer comprar esse. Se você realmente quiser ficar com ele, eu lhe dou de presente."
O menino ficou transtornado e, olhando bem na cara do dono da loja, com o seu dedo apontado, disse: "Eu não quero que você o dê para mim. Aquele cachorrinho vale tanto quanto qualquer um dos outros e eu vou pagar tudo. Na verdade, eu lhe dou 2,37 dólares agora e 50 centavos por mês, até completar o preço total."
O dono da loja contestou: "Você não pode querer realmente comprar este cachorrinho. Ele nunca vai poder correr, pular e brincar com você e com os outros cachorrinhos."
Aí, o menino abaixou e puxou a perna esquerda da calça para cima, mostrando a sua perna com um aparelho para andar. Olhou bem para o dono da loja e respondeu: "Bom, eu também não corro muito bem e o cachorrinho vai precisar de alguém que entenda isso."
"Muitas vezes desprezamos as pessoas com as quais convivemos diariamente, simplesmente por causa dos seus "defeitos", quando na verdade, somos tão iguais ou pior do que elas e sabemos que essas pessoas precisam apenas de alguém que as compreendam e as amem não pelo que elas podem fazer, mas pelo que são.
Autoria Desconhecida
sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
7 Razões Para Ter Um Cachorro
Muitas pessoas falam com seus cachorros. Elas discutem o que está acontecendo em suas vidas, suas alegrias e tristezas, até problemas que estejam tendo no trabalho ou na escola. Os cachorros respondem? Ainda não, mas fazem algo melhor: ouvem. Diferentemente das pessoas, os cachorros ouvem tudo o que temos a dizer. Eles não se distraem com a TV, o carinha bonito da mesa do lado ou coisas que tenham a fazer no dia seguinte. Os cachorros tem um ouvido maravilhoso - algo que deveríamos aprender com eles.
02) Boa Saúde
Se você quer ter uma vida longa com poucas idas ao médico, eis algumas dicas: coma direito, faça exercício, tenha um cão. Numerosos estudos mostraram que donos de cachorros, tem pressão mais baixa e colesterol mais baixo e menos problemas de saúde em geral. Pacientes coronarianos que tenham cachorros tem muito menor probabilidade de morrer em um ano de hospitalização do que aqueles que não tenham cachorros.
03) Alívio de Estresse
Quando ficamos estressados nossa pressão sangüínea e taxa cardíaca crescem, respiramos mais rapidamente, e nossos corpos recebem uma explosão de hormônios. Todas estas razões são as tentativas do corpo de ajudar-nos a lidar com a situação. Mas tendo estas respostas freqüentemente, podemos prejudicar o sistema cardiovascular. Felizmente, tendo um cachorro, ou mesmo estando perto de um, podemos reduzir respostas perigosas a situações estressantes. Pôr que? Os cientistas atribuem isto ao apoio incondicional do cachorro.
04) Fazer Amigos
Um cachorro é o melhor tipo de "quebra-gelo". Ele não tem nada contra encontrar estranhos (cachorros ou pessoas) e dizer "olá". Pessoas tem uma maior probabilidade de parar e conversar quando você tem um cachorro. Se elas tem um cachorro também, é um laço instantâneo. Muitos casais felizes contam histórias de como seus cachorros os uniram. Que outra forma melhor de conhecer um pretendente? Os cachorros são famosos pela sua habilidade em julgar o caráter.
05) Atividade
Chateado com a vida? Precisando perder alguns quilinhos? Um cachorro é um perfeito motivador. Não importa o tipo de cachorro que você tenha, de um pequeno Chihuauha a um grande Mastiff, há um tipo de atividade ou competição no qual você pode se envolver. Com um cachorro, você pode se inscrever em concursos e competições. Você pode ir a aulas de treinamento e jogos de Frisbee. Ou simplesmente, você pode passear ou correr em volta do quarteirão. Um cachorro coloca você no mundo.
06) Companheirismo
Não importa se vocês dois estão no sofá vendo TV, ou viajando de carro, um cachorro sempre está lá. Ele não precisa conversar sobre o seriado na TV, nem fica lembrando você durante 100Km sobre a entrada errada que você pegou na estrada. Seu cachorro fica feliz simplesmente pôr estar ao seu lado.
07) Amor
O maior atributo de todos sobre um cachorro é a enorme capacidade de dar amor. A enorme capacidade de observação de um cachorro conta para ele quando estamos felizes e quando estamos tristes. E quando estamos tristes, um cachorro tenta de todos os jeitos nos deixar felizes. Os cachorros não ligam para como somos fisicamente, quanto dinheiro temos e que tipo de casa vivemos. A única coisa que importa é que dividimos a vida com eles. É claro que nem todos os cachorros ainda servem para seu objetivo original, mas pelo caminho eles adquiriram."
Priscila Braido
domingo, 15 de dezembro de 2013
Aumigo oculto
Correria deliciosa de natal. Já disse que adoro essa época? rs Bem, no meio de toda loucura, rolou a confraternização da creche do Pingo. Foi super gostoso! Pra começar cheio de caninos, comidinhas.. até árvore de natal enfeitada com ossinhos tinha. Pena que esqueci de bater uma foto pra mostrar pra vocês. E ele ganhou mais de um presente: um moletom lindão e um brinquedo para morder e brincar de cabo de guerra com gosto de chocolate. (os ossinhos são biscoitos, mas para os "pais" rs)
O moletom é uma graça e será super útil pro inverno. Achei divertida a ideia e adorei conhecer um pouco mais os "amiguinhos" do canino. O primeiro amigo oculto a gente nunca esquece, né?!
Obrigado, aumigo! ADOREI!
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
Correria natalina
Bem, pessoal, essa época do ano não tem jeito.. é corrida pra todo mundo. São compras, várias confraternizações.. pra vocês terem uma noção até o canino aqui de casa tem amigo oculto esse ano! O blog não entra de férias, mas não reparem se as coisas desacelerarem por aqui. Engatamos na marcha lenta por conta do clima festivo dessa época. Não deixem de acompanhar a fanpage no Facebook e ficar antenado nas novidades. Desde já, desejo que todos vocês estejam curtindo bastante esses dias (como eu, que amo o natal!), afinal, esperar pela festa é a melhor parte! ;)
sábado, 7 de dezembro de 2013
Encontrei seu cão
Essa semana virou notícia a estória sobre um cachorro que foi abandonado em plena avenida e corria atrás do carro que o deixou ali, até perder de vista. Infelizmente, esse tipo de coisa acontece com muito mais freqüência que se imagina. Não é a toa a quantidade de cães em instituições que recolhem os caninos abandonados. O cachorro da história da TV foi adotado. Esse teve sorte. Talvez pela atenção dada pela mídia. Conseguiu comover alguém a ponto de querer ficar com ele, mas não são todos que têm essa sorte. Um texto para reflexão sobre o tema do abandono pra vocês:
"Hoje encontrei seu cão. Não, ele não foi adotado por ninguém. Aqui por perto, a maioria das pessoas já têm vários cães; aqueles que não têm nenhum não querem um cão. Eu sei que você esperava que ele encontrasse um bom lar quando o deixou aqui, mas ele não encontrou. Quando o vi pela primeira vez, ele estava bem longe da casa mais próxima e estava sozinho, com sede, magro e mancava por causa de um machucado na pata.
Eu queria tanto ser você naquele momento em que parei na frente dele. Para ver sua cauda abanando e seus olhos brilhando ao pular nos seus braços, pois ele sabia que você o encontraria, sabia que você não esqueceria dele. Para ver o perdão em seus olhos pelo sofrimento e pela dor por que ele havia passado em sua jornada sem fim à sua procura... Mas eu não era você. E, apesar das minhas tentativas de convencê-lo a se aproximar, seus olhos viam um estranho. Ele não confiava em mim. Ele não se aproximava.
Ele virou as costas e seguiu seu caminho, pois tinha certeza de que esse caminho o levaria a você. Ele não entende que você não está procurando por ele. Ele só sabe que você não está lá, sabe apenas que precisa te encontrar. Isso é mais importante do que comida, água ou o estranho que pode lhe dar essas coisas.
Percebi que seria inútil tentar persuadi-lo ou segui-lo. Eu nem sei seu nome. Fui para casa, enchi um balde d' água e uma vasilha de comida e voltei para o lugar onde o havia encontrado. Não havia nem sinal dele, mas deixei a água e a comida debaixo da árvore onde ele havia buscado abrigo do sol e um pouco de descanso. Veja bem, ele não é um cão selvagem. Ao domesticá-lo, você tirou dele o instinto de sobrevivência nas ruas. Ele só sabe que precisa caminhar o dia todo. Ele não sabe que o sol e o calor podem custar-lhe a vida. Ele só sabe que precisa encontrá-lo.
Aguardei na esperança de que voltasse para buscar abrigo sob a árvore, na esperança de que a água e a comida que havia trazido fizessem com que confiasse em mim e eu pudesse levá-lo para casa, cuidar do machucado da pata, dar-lhe um canto fresco para se deitar e ajudá-lo a entender que agora você não faria mais parte de sua vida. Ele não voltou aquela manhã e, quando a noite caiu, a água e a comida permaneciam intocadas. Fiquei preocupada. Você deve saber que poucas pessoas tentariam ajudar seu cão. Algumas o enxotariam, outras chamariam a carrocinha, que lhe daria o destino do qual você achou que o estava salvando - depois de dias de sofrimento sem água ou comida.
Voltei ao local antes do anoitecer. Não o encontrei. Na manhã seguinte, voltei e vi que a água e a comida permaneciam intactas. Ah, se você estivesse aqui para chamar seu nome! Sua voz é tão familiar para ele. Comecei a ir na direção que ele havia tomado ontem, sem muita esperança de encontrá-lo. Ele estava tão desesperado para te encontrar, que seria capaz de caminhar muitos quilômetros em 24 horas.
Algumas horas mais tarde, a uma boa distância do local onde eu o havia visto pela primeira vez, finalmente encontrei seu cão. A sede não o atormentava mais. Sua fome havia desaparecido e suas dores haviam passado. O machucado da pata não o incomodava mais. Agora seu cão está livre de todo esse sofrimento. Seu cão morreu.
Ajoelhei-me ao lado dele e amaldiçoei você por não estar aqui ontem para que eu pudesse ver o brilho, por um instante sequer, naqueles olhos vazios. Rezei, pedindo que sua jornada o tenha levado àquele lugar que acho que você esperava que ele encontrasse. Se você soubesse por quanta coisa ele passou para chegar lá... E eu sofro, pois sei que, se ele acordasse agora, e se eu fosse você, seus olhos brilhariam ao reconhecê-lo, ele abanaria sua cauda, perdoando-o por tê-lo abandonado."
Autoria Desconhecida
Tradução: Silvia D. Schiros
Eu queria tanto ser você naquele momento em que parei na frente dele. Para ver sua cauda abanando e seus olhos brilhando ao pular nos seus braços, pois ele sabia que você o encontraria, sabia que você não esqueceria dele. Para ver o perdão em seus olhos pelo sofrimento e pela dor por que ele havia passado em sua jornada sem fim à sua procura... Mas eu não era você. E, apesar das minhas tentativas de convencê-lo a se aproximar, seus olhos viam um estranho. Ele não confiava em mim. Ele não se aproximava.
Ele virou as costas e seguiu seu caminho, pois tinha certeza de que esse caminho o levaria a você. Ele não entende que você não está procurando por ele. Ele só sabe que você não está lá, sabe apenas que precisa te encontrar. Isso é mais importante do que comida, água ou o estranho que pode lhe dar essas coisas.
Percebi que seria inútil tentar persuadi-lo ou segui-lo. Eu nem sei seu nome. Fui para casa, enchi um balde d' água e uma vasilha de comida e voltei para o lugar onde o havia encontrado. Não havia nem sinal dele, mas deixei a água e a comida debaixo da árvore onde ele havia buscado abrigo do sol e um pouco de descanso. Veja bem, ele não é um cão selvagem. Ao domesticá-lo, você tirou dele o instinto de sobrevivência nas ruas. Ele só sabe que precisa caminhar o dia todo. Ele não sabe que o sol e o calor podem custar-lhe a vida. Ele só sabe que precisa encontrá-lo.
Aguardei na esperança de que voltasse para buscar abrigo sob a árvore, na esperança de que a água e a comida que havia trazido fizessem com que confiasse em mim e eu pudesse levá-lo para casa, cuidar do machucado da pata, dar-lhe um canto fresco para se deitar e ajudá-lo a entender que agora você não faria mais parte de sua vida. Ele não voltou aquela manhã e, quando a noite caiu, a água e a comida permaneciam intocadas. Fiquei preocupada. Você deve saber que poucas pessoas tentariam ajudar seu cão. Algumas o enxotariam, outras chamariam a carrocinha, que lhe daria o destino do qual você achou que o estava salvando - depois de dias de sofrimento sem água ou comida.
Voltei ao local antes do anoitecer. Não o encontrei. Na manhã seguinte, voltei e vi que a água e a comida permaneciam intactas. Ah, se você estivesse aqui para chamar seu nome! Sua voz é tão familiar para ele. Comecei a ir na direção que ele havia tomado ontem, sem muita esperança de encontrá-lo. Ele estava tão desesperado para te encontrar, que seria capaz de caminhar muitos quilômetros em 24 horas.
Algumas horas mais tarde, a uma boa distância do local onde eu o havia visto pela primeira vez, finalmente encontrei seu cão. A sede não o atormentava mais. Sua fome havia desaparecido e suas dores haviam passado. O machucado da pata não o incomodava mais. Agora seu cão está livre de todo esse sofrimento. Seu cão morreu.
Ajoelhei-me ao lado dele e amaldiçoei você por não estar aqui ontem para que eu pudesse ver o brilho, por um instante sequer, naqueles olhos vazios. Rezei, pedindo que sua jornada o tenha levado àquele lugar que acho que você esperava que ele encontrasse. Se você soubesse por quanta coisa ele passou para chegar lá... E eu sofro, pois sei que, se ele acordasse agora, e se eu fosse você, seus olhos brilhariam ao reconhecê-lo, ele abanaria sua cauda, perdoando-o por tê-lo abandonado."
Autoria Desconhecida
Tradução: Silvia D. Schiros
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
SOS SUIPA
Quem não fica arrasado quando vê um cão com frio e fome na
rua não tem coração. Algumas pessoas fecham os olhos para os cães porque existem
seres humanos nas mesmas condições. O que tenho a dizer é que uma coisa não
anula a outra. TODA vida é importante. Eu me sensibilizar com os animais
abandonados não significa que não me importo com humanos. Mas se nós
domesticamos os caninos, acredito que temos responsabilidade sim sobre eles. E
abandoná-los é um ato cruel. Pelo menos para mim. Uma medida não justificável. A questão é que agora uma
instituição que sempre cuidou dos peludos esquecidos e ignorados por aí está
prestes a fechar: a Suipa, no Rio de Janeiro. O trabalho lá é sério,
eles estão nessa desde 1943. O motivo? Uma dívida milionária que chega ao valor
de 14 milhões por motivo de retirada de títulos da sociedade protetora pelo
governo. Poxa, sou só eu que penso isso ou o governo deveria era ajudar a
manter a instituição ao invés de cobrar dela?
“Desta vez, o inimigo não é a encruzilhada. Nem os maus
tratos. Um obstáculo burocrático tirou dois títulos de caridade da Suipa, dados
pelo Governo federal até a década de 90: utilidade pública e entidade filantrópica.
Com isso, um novo imposto foi acrescentado aos gastos: quase R$ 40 mil mensais,
que se multiplicaram após quase duas décadas.”
Vamos combinar que um local que vive de doações não tem essa
grana pra pagar nem em sonho? A Suipa agora corre atrás de autoridades para que a dívida possa ser
perdoada.
O que podemos fazer para ajudar? Entrem no
http://www.change.org/pt-br É uma petição ao governo federal pelo não
fechamento da Suipa e pela anistia da dívida. E dia 8 de dezembro haverá uma
caminhada em favor da Suipa, saindo do posto 6 em Copacabana.
Doações para Suipa: A quantidade de animais abandonados é MUITO grande. Qualquer ajuda é bem vinda. Você pode ajudar fazendo um
depósito no BRADESCO, na CONTA-POUPANÇA - 100.2857-4 ag.: 0583, em nome da
SUIPA.
Esse é um daqueles momentos em que é necessário o apoio da
população para que um trabalho tão bacana possa continuar. Vamos ajudar, galera! Cada um como puder.
sábado, 23 de novembro de 2013
Nova arma no combate às pulgas
É... não tem jeito... ninguém está
a salvo dessas chatonildas. Todo mês aplico antipulgas no Pingo, maaas ele sai
muito, está sempre em contato com outros cães e eis que me aparece com algumas
pulgas. O que fazer nessas horas? Bom,
já marquei uma tosa pra ele (pro combate ser um pouco mais fácil), aliado à
antipulgas e catadas. Além disso, tem que esterilizar o ambiente em que o canino vive,
ou seja, a casa INTEIRA. Aí me lembrei de uma amiga que falou sobre um novo
método: um anticoncepcional para as pulgas. Quando ela me
contou ri muito com a ideia: “Está na hora do anticoncepcional pras pulgas do
meu cachorro” rs. Mas brincadeiras a parte, a ideia me parece bem inteligente.
Uma das maiores dificuldades para exterminar pulgas é a rapidez com que ela se
reproduzem, então nada melhor que exterminar o mal pela raiz. Funciona da
seguinte maneira: é um anticoncepcional para pulgas à base de lufenuron que
ataca as pulgas no seu estágio jovem, impedindo o seu desenvolvimento e
amadurecimento. “O Lufenuron é um inibidor da quitina, substância formadora do
corpo e ovos dos insetos. Não faz mal aos animais, porque não é absorvido pelo
seu organismo e também porque mamíferos não utilizam quitina. Como não é um
inseticida não expõe os animais e a família a um produto perigoso.”Quando a pulga
picar o pet irá ingerir sangue com a droga e esta irá afetar os seus ovos,
tornando-os estéreis. Como esses ovos não irão incubar, o ciclo de vida da
pulga é quebrado. Não é o máximo? Então
estou decidida em testar o produto, depois venho contar se o método está
aprovado por mim. E vocês? Já conheciam?
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
Fofura do dia
Amizade entre um corvo e um canino <3
Tem como não amar? Fofura MODE ON
http://www.youtube.com/watch?v=qoaEBb4IN4Q&feature=share
Tem como não amar? Fofura MODE ON
http://www.youtube.com/watch?v=qoaEBb4IN4Q&feature=share
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Leis Caninas Bizarras
Sério, gente... fuxicando por aí encontrei uma listagem com algumas leis pelo mundo que envolvem cachorros... uma mais bizarra que a outra. CLARO que precisava dividir com vocês. Segue a lista:
EUA – Ventury, Claifórnia : Gatos e cães não podem ter relações sexuais sem permissão.
EUA – Nevada : É permitido enforcar uma pessoa se a mesma atirou no seu cão dentro de sua propriedade.
EUA – Alasca : Não é permitido amarrar seu animal de estimação no teto do carro.
EUA – Califórnia : Cães não podem ter relação sexuais em menos de 460 metros de uma igreja, taverna ou escola.
EUA – Boulder, Colorado : É proibido “possuir” um animal de estimação. Os humanos são apenas cuidadores.
EUA – Oklahoma : Você poder ser preso por fazer caretas para um cachorro.
EUA – Palding, Ohio : Policiais podem morder um cachorro para acalmá-lo.
EUA – Carolina do Norte : É ilegal a briga entre cães e gatos.
EUA – Illinois : É proibido dar whyskey para um cachorro.
EUA – Chigago, Illinois : É proibido levar um poodle para a ópera.
EUA – Zion, Illinois : É proibido dar cigarros acessos à cães.
EUA – Northbrook, Illinois : Cães não podem latir por mais de 15 minutos.
EUA – Fort Thomas, Kentucky : Cães não podem molestar carros.
EUA – Hartford, Connecticut : É proibido educar cães.
Inglaterra – Londres : É proibido levar um cão raivoso dentro do táxi.
Inglaterra – Londres: É ilegal jogar um galho para seu cão pegar no parque.
Inglaterra – Lancanshire : É proibido, depois de ser parado por um policial na praia, provocar um cachorro para fazê-lo latir.
Itália – Turim : Donos de cães podem receber uma multa alta caso não passeiem com seu cão pelo menos 3 vezes ao dia.
China – Xangai: É proibido ter mais de um cachorro.
China – Xangai: Filhotes devem ser entregues antes dos 3 meses para uma casa sem um cachorro.
Iran : É proibido ter um animal de estimação. Porém, é permitido ter um cão de guarda ou de caça.
Líbano : Homens são permitidos a terem relações sexuais com qualquer espécie de animal, portanto que seja fêmea. Se for macho e o homem foi pego, ele é sentenciado a morte.
Islândia : Era contra a lei ter um animal de estimação.
Fontes: Yahoo, Daily Telegraph, Amazing Dog Facts and Trivia.
sábado, 2 de novembro de 2013
Wishlist Canina
Mais um natal se aproxima. Ok, sei que ainda falta um pouco, mas sou antecipada com relação as compras natalinas pra fugir dos preços exorbitantes e da muvuca e confusão de dezembro. Eis que separei algumas dicas para presentes caninos. Como bons apaixonados pela espécie não podemos deixá-los de fora, né?! Eles merecem!
Escadinha para subir na cama. Boa ideia para os cães de pequeno porte. |
CD para cães. Pode até deixar rolando quando sair de casa. |
Não podiam faltar as boas e velhas bolinhas. Mas
essas vêm com incentivos.
|
Coleira com tema natalino.
|
Fantasia de elfo: Imagina o sucesso que ele não faria? |
Biscoitos natalinos.
|
Fantasia de rena, Fofura mode on,
|
Roupinha natalina para entrar no clima.
|
Chocolates. Nhiam!
|
E aí? Gostaram? Pingo tá babando aqui na tela do computador.
rs Boas compras!
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Raça do dia: collie
Seu
país de origem é a Grã-Bretanha. É uma raça que possui como grande
característica a inteligência, que o possibilita as funções de cão pastor,
adestramento policial, guarda, caça e obediência. Um cão forte, ágil, dócil,
alegre, amistoso e equilibrado. Sua adestrabilidade é muito alta e a
necessidade de exercícios físicos é alta.
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
Dez Pedidos de Um Cão A Seu Dono
01) Minha vida dura apenas uma parte de sua vida; qualquer separação de você significa sofrimento para mim. Pense muito nisso antes de me adotar.
02) Tenha paciência e me dê um tempo para que eu possa compreender o que você espera de mim. Você também nem sempre entende imediatamente as coisas.
03) Deposite sua confiança em mim, pois eu vivo disso e vou compensá-lo por isso mais do que ninguém.
04) Nunca guarde rancor de mim se eu aprontar alguma, e não me prenda "de castigo". Você tem outros amigos além de mim, tem seu trabalho e seu lazer - mas eu só tenho você.
05) Converse comigo. Eu não entendo todas as palavras, mas me faz bem ouvir sua voz falando só para mim.
06) Pense bem como você, seus amigos e visitas me tratam. Eu jamais esqueço.
07) Também pense, quando você quiser me bater, que eu poderia facilmente quebrar os ossos da mão que me machuca, mas que eu não lanço mão deste recurso.
08) Se alguma vez você não estiver satisfeito comigo, porque estou de mau humor, preguiçoso ou desobediente, imagina que talvez a minha comida não esteja me fazendo bem ou que tenho estado muito exposto ao sol, ou que meu coração já está um pouco cansado e fraco.
09) Por favor, tenha compreensão comigo quando eu envelhecer. Não pense logo em me abandonar para adotar um cãozinho novo e bonitinho. Você também envelhece.
10) E quando chegar meu último e mais difícil momento fique comigo. Não diga "não posso ver isso". Com sua presença tudo fica mais fácil para mim. A fidelidade de toda a minha vida deveria compensar este momento de dor.
Publicado no Brasil Post nº 2282 - 30 de setembro de 1994.
Publicado no Brasil Post nº 2282 - 30 de setembro de 1994.
quinta-feira, 24 de outubro de 2013
Notícias Pingo
Eu estava devendo notícias do meu gordinho, né?
Passado o susto, ele melhorou da coluna e quanto ao coração estamos dando remédio e controlando. Velhice é assim mesmo... começa a aparecer problemas daqui e dali... mas ele tá bem melhor e já está fazendo a maior bagunça de novo! Algo me diz que ainda temos muitos anos felizes juntos.
Pessoal, obrigada, obrigada, obrigada a todos os que torceram pela recuperação do meu canino. Pingo manda lambidas de agradecimento a todos pelos pensamentos positivos.
terça-feira, 22 de outubro de 2013
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Dias difíceis
Noite mal dormida do cão.
Literalmente. Acontece que o canino esteve super estranho na quarta durante
todo o dia. Como moro pertíssimo do trabalho, quando ele não vai pra creche
(como foi o caso) sempre passo em casa pra ver se ele está bem, levá-lo pra
fazer as necessidades, e dar comida. Dessa vez ele não me recebeu com festinha.
Estava se tremendo e acuado, como se tivesse feito alguma besteira, como xixi
no lugar errado. (coisa que ele não faz há muito tempo). Procurei, dei uma
geral na casa e nada. À noite, quando chegamos foi bem parecido. Quase sem se
mexer, prostrado, nem quis ficar muito perto da gente. Imagina meu desespero! A
princípio pensei na possibilidade de ser uma reação ao vermífugo que dei para
ele na noite anterior, mas descartei logo a chance. Mais tarde, esbarrei nele
sem querer (bem fraquinho) e ele deu uma chorada. Aí que caiu a ficha: ele
estava com dor. Até comecei a notar (ou seria coisa da minha cabeça?) que ele
estava andando meio rígido, contraído. Uma possibilidade é que ele tenha se
machucado na escada. Não seria a primeira vez. Massageei o corpo dele para ver
se ele reclamava de dor em algum local, mas não. Cogitei sair quase meia-noite
pra emergência veterinária, mas liguei para o veterinário, ele me acalmou, e
fui orientada a dar uma dipirona pra ele. Resolvi esperar amanhecer e levá-lo
pra clínica. Nem preciso dizer que quase não dormi de preocupação. No dia
seguinte ele levantou um pouco melhor aparentemente. De acordo com a avaliação
do veterinário, ele tá com dor em um dos pontos da coluna, provavelmente por
conta de um mal jeito que deu (coisas da idade). Aí ele aproveitou e fez um
exame geral e acabou encontrando algo pior: sopro no coração. Ele falou que é
da idade e receitou um remédio pra fortalecer. O próximo
passo é fazer um ecocardiograma pra investigar melhor e quanto à coluna, ficar
de olho pra confirmar se era isso mesmo. Fiquei arrasada. MAS, no meio desse
caos a gente agradece pelos favores. O importante é ter pessoas por perto que nos
apoiem nesses momentos, como o marido que nem pensou duas vezes antes de correr
na farmácia porque achava que seria mais rápido que aguardar a entrega. Minha
mãe que mesmo de longe (ela mora no Rio) consegue estar presente nos momentos
difíceis. (Sim, quase trinta anos na cara e quando a situação aperta ainda ligo
pra minha mãe. rs). Minha amiga Beth, que também passou por uma barra com o
Fluffy dela e me tranquilizou bastante, e a Claudia (dona da creche) que deu
uma força e foi uma fofa, como sempre... é aquela história: quem meu filho
(canino, no meu caso) beija, minha boca adoça. Façam um pensamento positivo aí
pelo meu canino? Ele é tão bebezo, não sabe nem dizer onde dói, e eu estou
angustiada demais. Quem ama muito um bichinho sabe como é.
terça-feira, 15 de outubro de 2013
Caninos e Filmes
Vocês gostam de filmes com cachorros? Tem uns que são bem bonitos, mas também tristes. Tem os infantis que envolvem uma aventura e em geral são engraçados. Quando criança eu adorava "Lassie", também gostava da "Incrível Jornada" e alguns outros. Acho que me fez bem ver tantos filmes com cachorros porque hoje sou apaixonada por eles. Um dos que mais gostei foi "Marley e Eu". Acho que passa uma mensagem bem bacana e tem um pouco da comédia, um pouco do drama... enfim, acho que diz bastante do que é viver com esses seres ultra especiais que são os caninos. Listei alguns filmes pra quem se interessar:
K-9-Um Policial Bom Pra Cachorro (comédia e ação juntas) |
Beethoven (Trilogia sobre uma família e seu cão são bernardo) |
A incrível jornada. (aventura de dois cachorros e um gato que se perdem de sua família) |
Uma dupla quase perfeita (A cara da sessão da tarde) |
Sempre ao seu lado (Linda história com o tudo-de-bom Richard Gere) |
Acharam que eu fosse esquecer? Um clássico. |
Marley e Eu (baseado em uma história real sobre o "pior" cachorro do mundo) |
Ah, por fim, separei pra vocês um texto lindooo do filme "Marley e Eu" pra vocês.
"Para um cão,você não precisa de carrões,de grandes casas ou roupas de marca. Símbolos de status não significavam nada para ele. Um graveto já está ótimo. Um cachorro não se importa se você é rico ou pobre, inteligente ou idiota, esperto ou burro. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Dê seu coração a ele, e ele lhe dará o dele. É realmente muito simples, mas, mesmo assim, nós humanos, tão mais sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não. De quantas pessoas você pode falar isso? Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puro e especial? Quantas pessoas fazem você se sentir extraordinário?"
Boa semana, pessoal!
domingo, 13 de outubro de 2013
Canino pidão
Aí você recebe visita pra jantar e o canino fica te fazendo passar vergonha pedindo comida pros convidados. Quem nunca passou por isso? E o que fazer pra eliminar essa mania chata?
A primeira coisa a se fazer é não ceder àquela carinha linda pidona. Os cães têm as comidas apropriadas para eles, muitos dos ingredientes que usamos nas nossas refeições não são apropriados, invista em petiscos e rações específicas.
Outra dica ótima é preparar a ração dele em um brinquedo e oferecer para ele enquanto você faz a sua refeição. Enquanto você come, ele come também, e ainda se distrai por um tempo.
Uma outra opção é impedir o acesso ao local aonde você vai se alimentar ou que tenha comida de fácil acesso. Você pode usar um portãozinho ou algum objeto que o impeça de chegar muito perto de onde você está comendo.
Mas se você não resiste em oferecer algo diferente para o seu cão, converse com o veterinário, para saber quais alimentos são permitidos e a quantidade. Mas, ofereça esses alimentos no brinquedo ou no comedouro dele, para que ele não se acostume a pedir quando você ou alguma visita está comendo.
Uma outra opção é impedir o acesso ao local aonde você vai se alimentar ou que tenha comida de fácil acesso. Você pode usar um portãozinho ou algum objeto que o impeça de chegar muito perto de onde você está comendo.
Mas se você não resiste em oferecer algo diferente para o seu cão, converse com o veterinário, para saber quais alimentos são permitidos e a quantidade. Mas, ofereça esses alimentos no brinquedo ou no comedouro dele, para que ele não se acostume a pedir quando você ou alguma visita está comendo.
quarta-feira, 9 de outubro de 2013
Raça do dia: Komondor
Hoje a raça do dia é bem diferente: komondor. Cão de raça pastor com origem húngara. Ótimo cão de guarda. É um cão grande, forte, muito corajoso, desconfiado e territorialista. O tamanho mínimo para os exemplares machos da raça Komondor é de 70 cm. O tamanho mínimo para as fêmeas da raça é de 65 cm. O peso fica entre 50 e 60 kg para os machos e entre 40 e 50 kg para as fêmeas.
Obs: Repararam que é a raça do Floquinho da Turma da Mônica?
sábado, 5 de outubro de 2013
Sabedoria Canina
Já se imaginou agindo com a sabedoria canina? A vida teria uma perspectiva mais amistosa. Tente:
- Nunca deixe passar a oportunidade de sair para um passeio.
- Experimente a sensação de ar fresco e do vento na sua face por puro prazer.
- Quando alguém que você ama se aproxima, corra para saudá-lo(a).
- Quando houver necessidade, pratique a obediência.
- Deixe os outros saberem quando invadiram o seu território.
- Sempre que puder tire uma soneca e se espreguice antes de se levantar.
- Corra, pule e brinque diariamente.
- Coma com gosto e entusiasmo, mas pare quando estiver satisfeito.
- Seja sempre leal.
- Nunca pretenda ser algo que você não é.
- Se o que você deseja está enterrado, cave até encontrar.
- Quando chamar a atenção, deixe alguém tocá-lo.
- Evite morder quando apenas um rosnado resolve.
- Nos dias mornos, deite-se de costas sobre a grama.
- Nos dias quentes, beba muita água e descanse todo o seu corpo.
- Alegre-se com o simples prazer de uma caminhada.
- Não importa quantas vezes for censurado, não assuma a culpa que não tiver e não fique amuado..., corra imediatamente de volta para seus amigos.
- Quando alguém estiver passando um mau dia, fique em silêncio, sente-se próximo e, gentilmente, tente agradá-lo.
Autoria Desconhecida
sábado, 28 de setembro de 2013
Higiene canina
Você cuida da higiene do seu cão? Assim como para os humanos, é muito importante que a gente mantenha uma rotina de higiene para os nossos peludos. Dar banho regularmente, escovar os dentes, limpar as orelhas... nada disso é frescura, pelo contrário, deve fazer parte da rotina de um canino. Hoje eu vou escrever sobre a limpeza das orelhas, dessa forma, podemos evitar diversos problemas, como inflamações e infecções. O problema é que nosso amigo de quatro patas não fala, então como identificar se ele está com algum problema?
Vamos ao passo-a-passo: Separe um frasco de loção para limpeza de ouvidos caninos e algodão. Aplique o produto dentro da orelha do cachorro. Espalhe o produto, massageando a orelha (amolecendo a sujeira).
Com uma bola de algodão, retire a sujeira da orelha, trocando por um novo até que a orelha esteja seca e não saia mais sujeira no algodão. Depois é só repetir o procedimento na outra orelha. Ah, para estimular que ele fique quietinho e goste do procedimento, você pode dar uns petiscos ou com algo agradável para ele durante a limpeza, dessa forma, estará fazendo uma associação positiva com o ato e fazer com que ele ache legal limpar as orelhas.
Imagem: Portal do Dog |
Vale ficar de olho nos sinais. Ele sempre sinaliza quando está com algum problema, basta ficar sempre atento. Se ele coça, balança, apresenta mau cheiro ou feridas, leve ao veterinário para que ele possa examiná-lo. E como cuidar da limpeza da orelha? Tem que tomar cuidado porque essa é uma área sensível.
Com uma bola de algodão, retire a sujeira da orelha, trocando por um novo até que a orelha esteja seca e não saia mais sujeira no algodão. Depois é só repetir o procedimento na outra orelha. Ah, para estimular que ele fique quietinho e goste do procedimento, você pode dar uns petiscos ou com algo agradável para ele durante a limpeza, dessa forma, estará fazendo uma associação positiva com o ato e fazer com que ele ache legal limpar as orelhas.
Imagem: Portal do Dog |
terça-feira, 24 de setembro de 2013
Raça do dia: Pastor Australiano
Australian Shepherd (Pastor
australiano) – Apesar do nome, a raça é originária da região dos pirineus,
localizada entre a França e a Espanha. Suas principais características são:
inteligente, ágil, veloz, musculoso, animado, protetor, ativo, alegre e dócil.
Precisa de bastante atividade física. Sua adestrabilidade é alta. O tamanho
ideal para os exemplares da raça Australian Shepherd fica entre 51 cm e 58 cm
para os machos, e entre 46 cm e 53 cm para as fêmeas.
domingo, 22 de setembro de 2013
AVISOS PARA QUEM VISITAR MINHA CASA
"1. Lembre-se de que cães vivem aqui. Você, não.
2. Se você não quer pelos em suas roupas, fique longe dos móveis.
3. Sim, eles têm alguns hábitos desagradáveis. Uns latem, babam e insistem em colocar a bola fedida e mastigada no seu colo, eles podem ficar pulando e fazendo da sala um verdadeiro vulcão em erupção, mas eu também tenho lá meus dias de preguiça e loucura, assim como você. E daí?
4. CLARO que eles cheiram como cães... a que mais poderiam cheirar?!
5. É da natureza deles tentar cheirar você. Por favor, sinta-se à vontade para cheirá-los também. Não fique triste se seu cheiro não inspira confiança, eles não conhecem o cheirinho dos perfumes caros ou importados q vc usa...
6. Eu gosto deles muito mais do que de muitas pessoas.
7. Para você, eles são cachorros. Para mim são meus filhos, amados, lindos, andam de 4 e não falam tão claramente, MAS são minha vida, meus amores."
Fica combinado assim?
terça-feira, 17 de setembro de 2013
Onde seu cão dorme?
Um assunto que divide opiniões. Uns preferem que o canino durma na cama com eles, para outros é melhor que ele tenha sua própria cama no quarto ou em outra parte da casa, alguns acham que lugar de cão é no quintal. Separei algumas opções de casinhas e camas pros nossos peludos com ideias e novidades.
E aí? Gostou?? Qual você escolheu pro seu canino? Vamos cuidar do sono do nosso amigo!
Um cantinho pros peludos ficarem pertinho da gente no sofá. |
Essa é bem bacanuda, tem até espaço pro potinho. Lembra um pouco uma cama para humanos. |
Essa é a mais criativa EVER. Me diz se não é demais? Só que tem que ter escada em casa. |
Essa é pros caninos "grudes" (Oi Pingo!) que não conseguem ficar longe dos donos. Adorei! |
Parece uma casa de verdade, não é mesmo? Mas é uma casa pra caninos. Em grande estilo. |
Em estilo iglu. |
Feita de bambu. Bem ecológico, sem contar que é uma graça! |
Gostei! Bem funcional e ainda otimiza espaço. |
Tradicional. Fácil de transportar e confortável. |
sábado, 14 de setembro de 2013
Receita culinária canina
Acabei de descobrir uma dica sensacional. Sabe aquelas comidinhas de
lata pra caninos? Tem cachorro que não consegue comer sem. Achei a receita
caseira da comida de lata. A parte boa é que é bem mais saudável e muito mais
em conta que comprar a tal latinha. A dica é fazer uma boa quantidade pra durar
bastante.
A receita é
o seguinte:
- arroz (ou um pouco de batata, só pra dar liga) ;
- fígado de frango;
- cenoura.
(pode incrementar com beterraba de vez em quando, ou substituir o arroz/batata por inhame, para variar o gosto).
Cozinhar tudo junto, sem sal nem gordura. Bater no liquidificador, até virar papa.
Guardar em um vidro na geladeira. Se fizer bastante, pode congelar.
A proporção é de 1 colher do patê, para misturar com uma vasilha de ração seca.
- arroz (ou um pouco de batata, só pra dar liga) ;
- fígado de frango;
- cenoura.
(pode incrementar com beterraba de vez em quando, ou substituir o arroz/batata por inhame, para variar o gosto).
Cozinhar tudo junto, sem sal nem gordura. Bater no liquidificador, até virar papa.
Guardar em um vidro na geladeira. Se fizer bastante, pode congelar.
A proporção é de 1 colher do patê, para misturar com uma vasilha de ração seca.
Gostaram? Agora é só
testar e ver se o canino aprova.
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
Afinidade
Já perceberam que os caninos,
assim como nós simpatizam ou não com outros cães? É o tipo de coisa que não tem
como forçar a barra. Ou você sente ou não. Simples assim. Com os cães não é
diferente. O Pingo geralmente é super de boa nas relações com outros cachorros,
mas vira e mexe algum canino encasqueta com ele ou vice-versa. Em compensação
ele ADORA cachorro grande. O porte dele é pequeno e acho engraçado quando ele
arruma um amigo grandão.
No dicionário:" a.fi.ni.da.de - atração ou gosto natural por uma pessoa, coisa ou ideia." Uma das coisas encantadoras da vida.
Desligando do mundo virtual pra encher meu peludo de beijos. Bom finde!
No dicionário:" a.fi.ni.da.de - atração ou gosto natural por uma pessoa, coisa ou ideia." Uma das coisas encantadoras da vida.
Desligando do mundo virtual pra encher meu peludo de beijos. Bom finde!
sábado, 7 de setembro de 2013
Caninos na Ioga
Há dois anos comecei a praticar ioga.
Eu me apaixonei pela prática e me encantei com seus benefícios. A ioga
proporciona bem estar e beneficia tanto o corpo como a alma. A novidade é que em alguns lugares está sendo
lançado a Yoga canina. Última moda para exercício canino na China e Estados
Unidos. Humanos e caninos fazem as aulas, conhecidas como Doggy ioga ou
Doga, visando o relaxamento dos músculos, a melhora na digestão e
aumento da função do coração, além de desfrutarem de um momento a mais juntos, aumentando
ainda mais essa conexão. Achei super interessante e estou torcendo pra que a
moda pegue no Brasil também. E você? Experimentaria uma aula com o seu peludo?
Assinar:
Postagens (Atom)