segunda-feira, 27 de maio de 2013

A importância do passeio

Esse é um assunto muito importante, apesar de muita gente pensar ao contrário. Então, vamos começar com a ideia de que nós, humanos, saímos, temos nossas interações sociais e nossas atividades. Seria muito chato não ter nenhum contato com o mundo, ficando em casa o tempo todo, não é mesmo? O cão depende do seu dono para poder ter a mesma chance de sair da casa para um passeio. 

Vamos falar sobre os motivos da importância do passeio na vida dos caninos. Em primeiro lugar, o cão precisa de exercício físico regular (uns mais, outros menos) e isso vai ajudá-lo no controle de peso, aumento de massa muscular para auxiliar possíveis problemas articulares, controle de índice glicêmico, preparo físico e cardiopulmonar. Sem falar na produção de hormônios que causam o bem estar adquiridos pela atividade física. Outro motivo super importante é a presença de estímulos presentes somente na rua, como os barulhos, cheiros e estímulos visuais. Dando um “trabalho extra” para o cão quando estiver em casa de processar as informações que obteve durante o passeio. A socialização é algo que ele, geralmente, precisa sair de casa para obter também. Até a diminuição de problemas comportamentais podem ser adquiridos com os passeios com o cão, principalmente os que estão ligados ao tédio. Ou seja, tanto a expectativa de vida quanto a qualidade desta está ligada aos passeios para os caninos. E não adianta dar a desculpa que a casa é grande porque o cão precisa de estímulos, que como vimos, são encontrados na rua.

Em minha vida já encontrei diversos casos de caninos que não passeavam na rua, e alguns cães que nunca tinham ido à rua. Isso acontecia por diversos motivos: não querer que o cão se suje, não expor a pulgas e carrapatos, preguiça do dono, falta de tempo, etc. Mas todos esses motivos têm solução. Seja ela contratar alguém para passear com o seu cão, usar remédios para pulgas ou limpar as patas de seu cachorro quando chegar em casa. O que está em jogo aqui é a saúde e bem-estar do seu cão. E ninguém melhor que seus donos para quererem o melhor para eles. Afinal, ninguém merece ficar confinado dentro de casa, certo? Então, já deram um passeio com o seu peludinho hoje? Não? Então vai lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário