quinta-feira, 27 de junho de 2013

Ansiedade de separação II

Sei que já fiz um post sobre ansiedade de separação, mas hoje é um pouquinho diferente... a ansiedade é minha! (risos) Acontece que eu estava em uma fase tranquila, trabalhando home office, portanto, com bastante disponibilidade pro meu canino. Eis que surge um projeto em que precisarei ficar fora o dia todo, e para que meu peludo não ficasse o dia todo sozinho resolvi colocá-lo em um Day Care alguns dias na semana, para que interaja com outros cães e tenha alguém cuidando dele. Hoje foi seu segundo dia, e optei por deixá-lo lá antes de começar a trabalhar no projeto para uma adaptação gradual para ele. Acontece que chego em casa e fica uma sensação ruim, estranha... porque ele não está aqui. Sei que ele está sendo bem cuidado... as meninas são ótimas, mas ainda assim me sinto apreensiva. Mas agora, falando sério, isso me levou a pensar sobre a capacidade dos caninos em entender e até sentir nossas emoções. Eu sou uma pessoa ansiosa (como vocês podem notar), e consequentemente isso acaba refletindo na personalidade do meu cachorro, que sofre com um pouquinho de ansiedade também, apesar de eu fazer de tudo para diminuir essa tendência. Acho incrível essa conexão que eles conseguem ter conosco, sendo afetados por nossos sentimentos. Até encontrei uma pesquisa a respeito, segue um trecho: “De acordo com as cientistas, os cães são afetados pelas emoções humanas por que são descendentes dos lobos, caninos sociais, cooperativos e que sentem empatia por outros lobos. A evolução e a domesticação teriam feito com que os cachorros conseguissem sincronizar suas emoções às humanas. Outro motivo seria a seleção artificial, que buscou animais cada vez mais inteligentes – e provavelmente capazes de “entender” melhor as pessoas.” Agora me sinto um pouco culpada pela ansiedade, já que isso pode influenciar para que ele se sinta dessa forma também. O jeito é trabalhar mais nisso. Bom, agora só me resta esperar a hora de ir buscá-lo para matar a saudade do meu peludinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário