quarta-feira, 12 de junho de 2013

Comprando um canino


Devemos ser conscientes na hora em que decidirmos ter um cão. Podemos optar pela adoção, o que é uma ótima opção, pois você estará dando um lar a um canino que foi abandonado e ficará muito agradecido por sua escolha ou pode comprar um cão. Se a sua escolha for a segunda opção, devemos pensar a respeito de um tema muito importante: o local onde comprar. Muita gente fala por aí a respeito da importância dessa escolha. Você sabe por quê? Vamos conferir então!

•O primeiro ponto é evitar a fábrica de filhotes. Vocês já ouviram falar? São criadores não regulamentados que visam somente o lucro sem se importar com o bem-estar do animal. Os bichos ficam em péssimas condições, confinados em pequenas gaiolas, sem sociabilização, com a única intenção de se reproduzirem. A falta de conhecimento desses criadores de “fundo de quintal” resulta em diversas doenças genéticas, péssima saúde e desvios graves do comportamento padrão da raça por cruzamentos inadequados. Enfim, não prezam pela qualidade e sim quantidade. No fim quem perde são os cães e os compradores.

•Outro dia falei em um post aqui no blog a respeito da importância do tempo de sociabilização do cão com seus irmãos e mãe. O mínimo é 45 dias para ser retirado do convívio, o ideal 55. Quando você opta por um local inadequado eles não sabem e não se importam muito com esse tipo de coisa. O importante para eles é se livrar logo do filhote, que acarreta trabalho, tempo, etc. Essa retirada precoce do filhote da ninhada pode gerar sérios problemas comportamentais para o cão. Pode ficar um cão extremamente medroso (o que reflete em timidez ou agressividade), difícil de educar e com graves problemas comportamentais. Não concorde ou permita esse tipo de atitude.

•Quando a pessoa não entende de comportamento animal ela não educará o filhote da forma correta. Quando você compra um cão no pet shop, por exemplo, o filhote poderá ir para sua casa com alguns vícios comportamentais e maus hábitos difíceis de serem alterados.

•Nada contra mistura de raças. Eu adoro! Mas para quem quer um cão de raça pura não há muita garantia a menos que o animal seja comprado em um local sério, com um bom criador. Muitos pet shops são tão caros quanto um canil legal e confiável. Não caia na tentação de comprar pela internet por um preço muito baixo. Somente um criador bacana pode garantir um bom exemplar da raça.


Podemos reconhecer criadores sérios pela raça que criam, eles não costumam criar muitas raças diferentes. Você pode contar com ele se algum problema físico ou comportamental surgir posteriormente no canino. Eles sociabilizam os filhotes desde cedo, sabem educá-los e não cruzam cães que tem algum desvio de temperamento ou de saúde. Além disso, quando você for ao canil, vai ver os pais dos filhotes, vai ver como são criados, o ambiente em que vivem e como reagem na presença de pessoas e outros animais. Eu acho que vale muito a pena pagar um pouco mais caro e ter toda essa tranqüilidade, além de não estar colaborando com a criação indiscriminada e sem consciência que falamos acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário