sábado, 8 de junho de 2013

Nem tudo é festa


Seguindo a sugestão de um leitor, hoje falarei a respeito da dificuldade em quem resolve viajar com seus caninos para encontrar hotéis que os aceitem, além de lugares para comer e transporte, como aviões.
A verdade é que é muito difícil conseguirmos encontrar um desses lugares onde nosso amigo é verdadeiramente aceito e bem recebido. Eu já tive algumas experiências em hotéis em que consegui levar o meu cachorro, mas isso porque ele é de pequeno porte, os de médio e grande porte já é outra história. Ainda assim me senti como se estivesse pedindo favor, tendo que aturar olhares feios de outros hóspedes e morrendo de medo de incomodar alguém e sermos convidados a nos retirar do hotel. Sorte que o Pingo sempre foi muito bonzinho. A questão é: há muita propaganda enganosa também. Já não é todo lugar que aceita o canino, e os que dizem aceitar geralmente tem uma série de restrições, como por exemplo, só aceitar cães no colo. Latidos também não são tolerados. Será que as pessoas sabem que os cães se comunicam latindo? Caramba! Quem quer ficar com o seu cão o tempo todo no colo? Sem poder colocá-los no chão depois que sair do quarto? Eu não! Se eu estou indo para um hotel que na teoria aceita cães, eu gostaria que ele me acompanhasse na área recreativa do hotel. Pra deixá-lo trancado no quarto, deixava em casa com alguém ou em um hotelzinho para cães. Pior quando dizem que aceitam os caninos, mas quando você chega lá tem que deixá-lo em um canil ou dentro da caixa de transporte no quarto. Para cães maiores a situação é até mais complicada. Para serem aceitos já é muito mais difícil, e para circular livremente, quase impossível. Mesmo em hotéis maiores, com gramado e bastante espaço os coitados são vetados de curtir com seus donos. Desculpe-me, mas eu não considero isso como aceitar cães em um determinado lugar. No máximo tolerar, e olhe lá! Por isso, quando você resolver levar o peludo com você na viagem, certifique-se sobre as condições em que aceitam animais no hotel. Pergunte tudo pra não ter surpresas desagradáveis. Selecionei alguns sites para ajudá-los na busca de um lugar para a viagem com o canino:

Nunca viajei de avião com o meu cachorro, somente de carro e ônibus. As empresas de ônibus dizem que aceitam o cão, desde que estejam com a vacinação em dia e atestado de saúde, além de estarem sedados. Eu não sei vocês, mas não gosto de sedar o meu cão. Até porque ele já é velhinho. Geralmente as pessoas te olham de cara feia quando você está embarcando com o cão no ônibus e os motoristas deixam bem claro que se o cão começar a latir e atrapalhar os passageiros, o cão terá que sair do ônibus. Sério, gente. Não é brincadeira. Já ouvi isso mais de uma vez. Óbvio que se isso acontecesse ia descer o cão e eu. Íamos ficar os dois no meio da estrada com malas e tudo mais (Imagina a cena!). Enfim, não acho nada divertido viajar de ônibus com o meu canino. Super estressante para mim e para ele. Mas para quem vai viajar de avião, separei um link com informações da ANAC sobre transporte de animais: http://www.brasil.gov.br/sobre/turismo/deslocamento/transporte-de-animais/print
É necessário verificar com cada companhia aérea suas especificações a respeito.

E pra finalizar o post não poderia deixar de incluir restaurantes na lista. Falando da minha experiência própria, nunca encontrei um restaurante que aceitasse o meu canino, fora algumas exceções que o aceitaram do lado de fora (varanda ou na calçada). Sempre tive que me revezar com alguém que estivesse comigo para ficar com o cão do lado de fora, tornando a refeição bem desagradável, pois nunca podíamos comer todos juntos. Ganha quem os aceita pelo menos na área externa. O que dificulta é que existe uma lei que “proíbe a entrada de animais em lugares públicos ou privados, de uso coletivo, como cinemas, teatros e estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares e padarias”. Ou seja, por enquanto nossos amiguinhos ficam excluídos desse tipo de lugar, não tem jeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário